Atual Presidente da SOTIBA faz balanço da sua gestão no biênio 2011-2012
Prezados associados,
Aproximando-se o final do biênio 2011-2012, durante o qual estive à frente da SOTIBA, faz-se necessário fazer um balanço do que foi realizado nesse período, como forma de vos prestar os devidos esclarecimentos acerca das ações deste grupo diretor que coordenei.
A SOTIBA vinha apresentando alguns dos piores indicadores dentre as regionais AMIB, no tocante ao número de novas associações e à inadimplência. Na nossa gestão conseguimos reduzir substancialmente essa inadimplência e aumentamos significativamente o número de associados, o qual vinha estagnado há vários anos.
O estatuto da SOTIBA foi reformulado, corrigindo algumas distorções que no passado criaram vários problemas para nossa sociedade, especialmente durante períodos eletivos. Este trabalho foi realizado com o devido acompanhamento da AMIB, por intermédio do seu departamento jurídico, atendendo todos os requisitos necessários para sua condução.
Foi modernizada a imagem da SOTIBA, para uma concepção mais moderna, com reformulação do website, permitindo um contato mais próximo e efetivo com seu associado, além de possibilitar uma atualização permanente de seu cadastro. Também foi modificada a sua logomarca, atendendo a padrões de imagem mais contemporâneos. Resgatamos a história da SOTIBA, a qual pode ser vista no site, com dados da sua formação, de diretorias passadas, e onde ainda se pode encontrar a antiga logomarca da sociedade.
Realizamos a captação do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em 2015, para Salvador, por meio de campanha na qual disputaram outras duas capitais do Nordeste. Foi feito um projeto abrangente para esse evento, envolvendo todas as questões de ordem operacional e logística para o mesmo, e este foi apresentado na Assembléia de Representantes da AMIB em 2011, tendo este projeto sido o vencedor do pleito.
Criamos, conjuntamente com alguns profissionais pioneiros da área em nosso Estado, o Departamento de Odontologia da SOTIBA, com ações voltadas para estes especialistas, no sentido de divulgar e fomentar a prática da Odontologia Hospitalar em Terapia Intensiva.
Foi realizado em Salvador o I Simpósio Internacional de Sedação, Analgesia e Delirium, em ação conjunta com a AMIB. O evento foi um marco pela sua qualidade científica, pela participação de profissionais de renome, e pela inovação de realizar um evento com o foco temático de um dos assuntos mais discutidos atualmente e que mais suscita publicações.
Manteve-se a saúde financeira da nossa sociedade, com a aplicação responsável de seus recursos e regularização de sua situação contábil e fiscal.
Investiu-se na valorização do associado não médico, parte integrante do cuidado interdisciplinar ao paciente crítico.
Dentro dessa óptica, foram feitos, em 2011 e 2012, o Simpósio Interdisciplinar de Terapia Intensiva da Bahia. Este contou com a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, discutindo assuntos de interesse comum na assistência em Terapia Intensiva.
Depois de vários anos, foram trazidos alguns cursos da AMIB para Salvador, a notabilizar o FCCS, o VENUTI, e o ECOTIN.
Além da relevante contribuição na atualização e treinamento dos profissionais que atuam em Terapia Intensiva, ainda foi possível capacitar colegas do nosso Estado para se integrarem ao corpo de instrutores desses cursos.
Foi ampliada e diversificada, a participação de profissionais de nosso Estado, nas atividades associativas e científicas da AMIB, assim como uma maciça participação como avaliadores das provas de título em Medicina Intensiva.
Foram lançadas as bases para a realização, em 2013, do Congresso de Terapia Intensiva da Bahia, que terá como temais centrais a “Qualidade e Segurança em UTI” e o “Cuidado ao Paciente Oncológico na UTI”.
Foi realizada no mês passado a I Corrida do Intensivista da Bahia. A iniciativa buscou a divulgação das ações dos profissionais que atuam na Terapia Intensiva, além de ter sido uma oportunidade de congraçamento, na qual também se empreendeu uma ação social com doações ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer.
Assim sendo, sem dúvida, muito poderia ainda ter sido feito, no entanto acreditamos que iniciamos a virada para um novo rumo dentro da nossa sociedade. No entanto, para um crescimento contínuo, é fundamental a proximidade de você associado com a SOTIBA, com sua participação efetiva nas ações da mesma, com seu apoio, com suas críticas e sugestões.
Agradeço pela oportunidade de ter dado minhas contribuições.
Autor
Dr. Amadeu Martinez